Casamos em abril de 2001, depois de dois anos de “test drive”. Nossa lua-de-mel foi na Argentina, mas a primeira viagem que fizemos, como namorados, foi para Gramado. Este ano, na comemoração de nossas Bodas de Cristal, resolvemos voltar lá, sem as filhas. Pesquisando então sobre lugares aconchegantes e românticos, a Lu Aquino, do blog Vou Viajar, nos indicou o Josephina Café e Restaurante.
Ficamos hospedados no charmoso Hotel das Hortênsias e, assim que chegamos na cidade, por volta da uma hora da tarde, fizemos o check-in no hotel, deixamos o carro lá e saímos à pé em direção a Igreja Matriz de Gramado. Na rua ao lado fica a casa ensolarada com cara de bistrô onde fica o Josephina.
O restaurante estava cheio mas havia lugar disponível. Sentamos na sala frontal, com vista para a rua e ficamos curtindo o movimento. Não demorou nada para trazerem os menus e enquanto esperávamos, bati um papo com a moça que nos atendeu. Ela contou que a casa onde funciona o restaurante foi construída pelo bisavô dos proprietários do Café, três irmãos que resolveram transformar o lugar em restaurante que chamaram com o nome da avó.
A decoração do Josephina é aconchegante e mostra carinho pelas lembranças de família em cada uma das peças da antiga casa. Até o banheiro é uma graça, preservado em seu tamanho e estilo.
No cardápio, risotos, massas, sopas e cremes, carnes e petiscos, entre outras cositas más, servindo delícias para os clientes o dia todo, do café da manhã ao jantar.
O marido e eu temos um fraco por risotos e assim que eu bati o olho no Risoto de Moranga com Charque Crocante, sabia que nem precisava olhar mais. Estava decidido! O marido optou por um Risoto de Alho Poró com Tomates Cereja. Pedi um cálice de cabernet para acompanhar e o marido (que não bebe) pediu água com gás e limão. O limão veio de um jeito pouco usual. O sumo em um copinho, ao invés da tradicional rodela. Achei interessante!
Raspamos o prato (lindos, por sinal) cada um de nós e a porção foi generosa a ponto de não caber sobremesa… uma pena, pois fui bisbilhotar no balcão lá atrás e fiquei desejando algumas das delícias. Desculpa para voltar!
Adoramos a dica da Lu e voltaremos mais vezes para experimentar outros pratos, tomar um café da manhã, fazer um happy hour… são muitas opções não é?
Depois do almoço, saímos para bater pernas e fazer a digestão. O solzinho estava gostoso, o dia favorável e nós ali, curtindo um romance que já tem 17 anos de existência… Mas tínhamos muito ainda para comemorar, e nos próximos posts contaremos as dicas seguintes, que coroaram nosso final de semana perfeito. Não perde!
Josephina Café
Rua Pedro Benetti, 22, ao lado da Igreja Matriz em Gramado
Fone: (54) 3286.9778
Leia outras dicas do blog Vou Viajar, com restaurantes românticos em Gramado aqui
Veja outras dicas da cidade de Gramado, incluindo hospedagem e passeios aqui
Se for com crianças, clique aqui
O post Josephina Café e Restaurante apareceu primeiro em Mezzo Mondo.